Em tempos de crise humanitária de saúde, muitas dúvidas surgem sobre quais orientações devem ser seguidas e formas de diferenciar as terminologias mais utilizadas nos últimos dias.
É o caso das palavras: quarentena, distanciamento social e isolamento domiciliar. De acordo com o Centro de Operações de Emergência (COE), as palavras acima apresentam três conceitos diferentes:
O isolamento domiciliar é para os casos suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus (COVID-19).
Já o distanciamento social é uma medida geral determinada por Estados, Municípios e União, que tem por objetivo resguardar a circulação das pessoas em ambientes públicos e privados, para que as pessoas permaneçam em casa. Escolas, templos religiosos, shopping’s, galerias, são alguns exemplos de locais que devem permanecer fechados temporariamente.
A quarentena é um conceito utilizado, neste momento, para o paciente que é viajante e que deve permanecer em casa por 07 dias com intuito de avaliar surgimento de sintomas.
Os serviços considerados essenciais (supermercado, farmácias, postos de combustíveis) praticam o chamadodistanciamento social. Por isso, há necessidade que esses estabelecimentos sinalizem ou informem aos seus públicos as recomendações de distanciamento mínimo de uma pessoa para outra; máscaras para funcionários em atendimento ao público; limpeza constante de objetos utilizados pelos cidadãos (carrinhos de supermercados, por exemplo) ... Direito MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário